sexta-feira, 24 de junho de 2011

Utilização no dia a dia (1): Cinto de segurança e Airbag

A importância do cinto de segurança e do airbag. A Segunda Lei de Newton  e as colisões.

As pessoas costumam relacionar a força de impacto em uma colisão com a velocidade: “quanto maior a velocidade maior é a força”. Como vimos, pela Segunda Lei de Newton, esta força se relaciona à aceleração ou, no caso, à desaceleração (aceleração negativa). Veja o vídeo a seguir:

Você reparou que o carro pára quase instantaneamente, ou seja, num intervalo de tempo muito pequeno, uma fração de segundo. Isso significa que o valor da desaceleração é muito alto, pois o carro tem que passar de uma velocidade, por exemplo, de 60km/h para velocidade zero num tempo muito pequeno. Como a massa do carro não é pequena, pela Segunda Lei de Newton, a força é muito grande.

Tente calcular a força de impacto sobre um carro de 800 kg que se choca contra um muro a uma velocidade de 20 m/s (72 km/h). Suponha que o tempo de colisão é de 0,01 s.

O corpo de um motorista sem sinto de segurança e sem airbag fica sujeito ao mesmo valor de desaceleração do carro. Como a massa do corpo também não é pequena, a força de impacto sobre ele também é grande.

Tente calcular a força de impacto sobre um motorista de  80 kg que se choca contra o volante do carro a uma velocidade de 20 m/s (72 km/h). Suponha que o tempo de colisão é de 0,01 s.

A função do cinto e do airbag, você pode observar isso no vídeo, é aumentar o tempo de colisão, diminuindo o valor da desaceleração e, consequentemente,  diminuindo a força também.

Supondo que o airbag aumente o tempo de colisão 10 vezes, calcule qual seria agora o valor da força de impacto sobre o motorista.


Por isso é importante usar sempre o cinto de segurança e, se possível, ter um airbag instalado no seu carro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário