Você já pensou na realização da corrida de 100 m?
Pois é, nela podemos observar várias situações de física, porém vamos pensar exclusivamente na Segunda Lei de Newton.
A alteração da força aplicada pelo corredor em vários momentos da corrida nos mostra que a aceleração deste está se alterando a cada momento do percurso.
No início, o corredor emprega uma força para que consiga obter a maior velocidade possível dentro do menor tempo, quanto maior a força, maior será a aceleração aplicada e consequentemente atingirá a velocidade desejada em um menor tempo.
Ao atingir a máxima velocidade que seu corpo suporta, o corredor precisa continuar aplicando força para manter sua velocidade, pois existirão forças que surgem como resistentes que fariam com que o corredor diminuísse a velocidade. No final da prova, devido as condições do corpo do corredor, a desaceleração ocorre de maneira gradativa, com o corredor diminuindo sua velocidade primeiramente com o fim da força aplicada (só age sobre ele as forças de resistência) e depois com a aplicação de uma força contrária ao movimento (que causa uma desaceleração).
Assista à prova de 100 m da final olímpica em Pequim (neste vídeo está em Slowmotion), e observe os movimentos dos atletas durante a prova:
Nenhum comentário:
Postar um comentário